Saiba um pouco mais a respeito do significado do termo mensagem

Nos dias de hoje, com o aumento dos meios de comunicação, usa-se sempre mais mensagens, como forma de manifestação de sentimentos. Mas a prática de utilização de 1 código para se comunicar é milenar e se apropria a própria urgência de comunicação da humanidade; nas mitologias diferentes, a todo momento haviam justificações e conotações benéficas às mensagens, basta relembrar o deus Hermes da mitologia dos gregos, o qual apresenta seu valor arquetípico relacionado ao mensageiro direto do próprio deus dominante Zeus, assim como a deusa Iris que transmite mensagens aos humanos.

E mais, na mitologia hebraico-cristã, utiliza-se a figura do anjo Gabriel para a conversa mais imediata e proveitosa de Deus com os mortais, como para Alah e Maria, mãe de Cristo. Para o esclarecimento da origem do termo mensagem, seu sentido, assim como a transformação dessas para a demonstração de sentimentos relacionados a paixão e bem-querer.

A origem do termo mensagem refere ao grego empregado no novo testamento, com influencia de léxicos hebraico-mesopotâmicos, assumindo a palavra “angelion”, entrando deste modo no semelhante campo léxico de anjo (mensageiros divinos), e também: abrange parte da formação do vocábulo evangelho, a qual são expressões da bíblia com a semântica dirigida a espiritualidade por meio da palavra dita ou escrita.

Atualmente o significado de mensagem conecta-se a comunicação, implícita ou explícita, verbal, não-verbal ou mista, e apresenta os valores da sociedade vigentes. Com isso, desde os tempos remotos, como a pré-história, as mensagens são produzidas a tipos de comunicação, com a utilização da tecnologia das épocas, isso é, desde sinais realizados com fumaças, e, posteriormente, das cartas (e do maravilhoso advento do correio, semelhante ao usado na Roma clássica), evoluindo visando suas características artificiais e visuais, com os postais, que originaram-sena urgência de comunicação de combatentes com suas famílias pra falar que continuavam vivos, e comunicaram-se a prática popular, com alta divulgação e valor emocional.

O telefone e a web nos proporcionam hoje ainda mais facilidades de demonstrar sentimentos afetivos a outra pessoa, como mensagens de amor, mensagens de agradecimento e diversas outras expressões bondosas. Transformando-se num jeito de se demonstrar de que forma gosta de uma pessoa, a urgência de comunicação sempre existiu, atravessando por variadas histórias, porém invariavelmente transmitindo belos significados, provados pelas suas origens léxicas e ligações mitológicas a respeito do significado, até hoje em dia, tão popularizado, tornando-se um meio de dizer como se gosta de alguém. No próximo artigo, iremos falar a respeito da origem do termo download.

Leave a Reply